TESTE DO ESPELHO – Lista dos Aprovados

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Bora conhecer os clássicos da Etologia?!

Desenvolvido por Gordon Gallup em 1970, com inspiração em relatos de Darwin de 1838, o teste do espelho avalia a capacidade do indivíduo de se reconhecer. Primeiramente adiciona-se uma mancha pintada ou adesivada ao corpo do animal sem ele perceber (geralmente se faz isso sob anestesia) e em seguida o indivíduo é exposto a um espelho e seus comportamentos observados. Manipular a marca enquanto se olha no espelho ou ajustar o corpo de frente ao espelho para melhor visualizar ou alcançar a marca são interpretados como presentes em um animal com reconhecimento ou até consciência de si, enquanto movimentos de atacar a imagem refletida no espelho ou ignorá-lo seriam exibidos por indivíduos sem autoconsciência.

Há grande debate sobre quais animais, de fato, foram aprovados no teste. Para alguns especialistas, apenas humanos e grandes primatas, mas há bons resultados também com golfinhos, pombos, elefantes, formigas, orcas e algumas aves e peixes. Porcos e arraias passaram por testes modificados e foram aprovados, porém seus resultados são ainda mais contestados. Nossos queridinhos, cães e gatos, foram reprovados!

Mas há limitações no teste. Por exemplo, espécies mais movidas pelo olfato ou audição, como nossos peludos e bichanos, podem simplesmente não encontrar motivação para interagir com suas imagens no espelho ainda que as reconheçam. Precisamos de outros testes, ecologicamente adaptados ao candidato testado. Já temos alguns!! Falarei sobre eles e seus resultados no próximo post…

A demonstração da consciência de si em animais não humanos é altamente relevante. Envolvendo um processamento mental complexo e uma boa dose de senciência, assumir que um ser é autoconsciente significa dever de mudança de atitude para com ele, com enfoque na prevenção imediata do seu sofrimento. Talvez por isso haja tanta discussão e resistência quanto ao aceite da lista completa de aprovados.

” Texto e ilustração da Dra Dani Ramos. Se for compartilhar, não esqueça de creditar. Obrigada! ” 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp