Quando o assunto é Comportamento Animal, todo mundo tem uma opinião, qualquer um formula uma hipótese, sempre tem alguém dando aquela “diquinha”. Todo mundo parece ter virado comportamentalista por um dia; tem-se a falsa impressão de que se tornar um comportamentalista é algo fácil, quando na verdade é justamente o contrário. O estudo do Comportamento Animal e, mais ainda, sua aplicação, ou seja, a utilização de conceitos e habilidades para a resolução de problemas comportamentais, é área complexa, multifacetada e altamente desafiadora.
.
Quer você almeje ser um consultor comportamental ou um veterinário comportamentalista, sua jornada profissional será sinuosa, trabalhosa e, comumente, demorada. Conhecimento e habilidades precisarão ser adquiridos em várias áreas: treinamento animal, relação homem-animal, comunicação interpessoal, comportamento animal. Se for se tornar um veterinário comportamentalista acrescente clínica médica, psicofarmacologia e epidemiologia, dentre outros. Ambos precisarão ainda entender de prática baseada em evidência, ler muito, frequentar cursos e congressos, praticar. Já pensou quanto tempo leva para se adquirir tudo isso? Com certeza, bastante tempo!
.
A área do Comportamento Animal Aplicado, que lida com os problemas comportamentais dos animais, cresce substancialmente (e ficamos muito felizes por isso!) tanto no reconhecimento popular quanto pelos profissionais e na Medicina Veterinária. Mas é preocupante a avalanche de “terapeutas” animais! Do dia pra noite se tornam “experts” prometendo transformar pets, ensinar pessoas e formar profissionais. E tudo isso sem adquirir tudo ou ao menos uma parte do que acabamos de listar. Assustador!
.
A área é nova, mas há cursos, há materiais de estudo, há ciência, há pós-graduações e tudo isso, óbvio, deve vir junto com muita prática. Só não há espaço para o “botar o carro na frente dos bois”, para o oportunismo, para vender ou ser o que não existe. Sigamos cada um crescendo assim como nossa área, sempre com conhecimento, habilidades, vivência e bom senso!