Dra. Daniela Ramos Trajetória

Minha trajetória começa em 1997, cheia de entusiasmo e satisfação, com o ingresso na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP). Em 2000, ainda como estudante, imbuída de um desejo intenso de buscar uma visão mais holística dos animais, assim como uma preocupação com o bem-estar dos mesmos, integrei-me ao Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia desta mesma Instituição onde, sob a orientação do ilustre Prof. Cesar Ades, dei início às atividades de pesquisa na área da Etologia, tendo contado com o apoio financeiro do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Nessa época trabalhávamos com a cachorrinha Sofia e sua incrível capacidade comunicativa!

Nos dois últimos anos da graduação em medicina veterinária, impulsionada pelo interesse e pelos desafios impostos pelas pesquisas em cognição canina, certamente tomei a decisão acertada ao optar por aprender, em nível teórico e prático, a respeito do treinamento de animais. Num trabalho em parceria com excepcionais adestradores (Alexandre Rossi, Dante Camacho, Evelyse Athayde e Priscila Lotufo) na ONG Cão Cidadão conheci e me fascinei pelo adestramento animal, especialmente pela comunicação efetiva e proximidade com os animais que se obtém através de um treinamento efetivo e positivo.

O desejo de aplicar os conceitos em Etologia na prática da Medicina Veterinária me levou a novas buscas. Em 2003, como Pesquisadora Visitante, dei início às atividades de pesquisa e atendimentos clínicos comportamentais na Universidade de Lincoln (Inglaterra), sob a orientação do Prof. Daniel Mills, renomado mundialmente nesta área do conhecimento. No mesmo ano fui agraciada com uma bolsa de estudos destinada a alunos latino-americanos na Europa (Programa ALBAN), o que me proporcionou concluir o curso de mestrado em comportamento animal aplicado nessa mesma universidade, obtendo o título com distinção, no ano de 2006.

A oportunidade de realizar o doutorado junto ao Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, conquistada em 2007, e contando com o apoio financeiro da FAPESP (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo), foi um importante marco em minha carreira. A parceria exitosa com o Prof. Valdo (orientador) foi decisiva para os avanços alcançados, na pesquisa e na prática da Medicina Veterinária Comportamental aplicada aos gatos domésticos. O doutorado foi concluído em 2012.

Em 2008, tive a oportunidade única de conhecer com profundidade a ciência do Bem-Estar Animal, graças ao Instituto Bioethicus de Botucatu que disponibilizou no Brasil o pioneiro curso de Certificação On-line em Bem-Estar Animal, oferecido pelo instituto inglês Cambridge E-learning. Já o aperfeiçoamento em Medicina de Felinos (Equalis), realizado de 2011 a 2013, permitiu-me aprofundar os conhecimentos e a prática na Clínica Médica Veterinária. O conhecimento dos problemas físicos que acometem os animais, especialmente o felino doméstico, reconhecido pela sutileza de suas manifestações em contexto de doença, é fundamental para um diagnóstico perspicaz na Clínica Comportamental.

De 2013 à 2015 conduzi pesquisas de pós-doutorado na FMVZ-USP tendo como enfoque o estresse e os problemas comportamentais felinos.

Em 2014 inauguramos o nosso espaço exlusivo para o atendimento veterinário comportamental. PSICOVET é o primeiro centro veterinário brasileiro de Comportamento e Bem-Estar Canino e Felino. Hoje sinto-me afortunada por poder trabalhar com clínica e pesquisa em Medicina Veterinária Comportamental, exatamente como sempre sonhei!

Currículo
Mv Msc PhD Daniela Ramos (CRMV-SP 16.105)