Centro Psicovet: pioneiro em Medicina Veterinária Comportamental

PSICOVET é o primeiro Centro Veterinário de Comportamento e Bem-Estar Canino e Felino no Brasil e foi inaugurado em São Paulo em 2014. Trata-se de um espaço devidamente adaptado e equipado para o atendimento exclusivo de pacientes com problemas comportamentais. Cães e gatos são muito bem-vindos no Psicovet e se sentem seguros e tranquilos em um ambiente aconchegante, divertido e livre de estresse.

Cada elemento no centro PSICOVET, bem como todas as condutas e procedimentos lá realizados, levam em consideração a biologia e o comportamento de nossos pacientes, de modo que queremos vê-los agir e reagir naturalmente, quase como se estivessem em suas próprias casas. Feromônios apaziguadores caninos e felinos são espalhados constantemente em nosso espaço, contribuindo ainda mais para que nossos pacientes tenham uma experiência agradável e produtiva no PSICOVET.

Coordenado pela Dra. Daniela Ramos e pela Dra. Juliana Gil, o centro de Comportamento e Bem-Estar Canino e Felino PSICOVET foi desenvolvido pensando no bem-estar tanto dos animais quanto dos humanos.

Venha nos conhecer!

Espaço >

centro_11

centro_2

centro_4

dentro_9

centro_1

centro_12

centro_10

centro_7

centro_6

centro_8

centro_5

 

Psicovets >

Dra. Daniela Ramos
Médica Veterinária formada pela FMVZ-USP em 2002, com mestrado em Comportamento Animal Aplicado na Universidade de Lincoln (Inglaterra) em 2006, Doutorado e Pós-Doutorado em Clínica Médica (Comportamento) na FMVZ-USP em 2012 e 2015. Certificado em Bem-Estar Animal pelo Cambridge e-learning e Bioethicus em 2010 e Aperfeiçoamento em Medicina de Felinos pela Equalis em 2013.

 

 

Dra. Juliana Gil
Médica Veterinária formada pela UNIP em 2014. Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela PUC em 2006. Estágio em Medicina Veterinária Comportamental na Universidade Autônoma de Barcelona em 2014. Mestrado em Etologia e Bem-Estar Animal (Animais de Companhia) pela Universidade de Zaragoza (Espanha) em 2015.

 

 

Atendimento comportamental Psicovet >

A sessão comportamental, seja no domicílio do paciente* ou em nosso centro PSICOVET, consiste em um atendimento especializado conduzido por veterinário comportamentalista (um de nossos Psicovets!) e tem por objetivos:

  1. compreender a queixa comportamental apresentada pela família;
  2. observar o comportamento exibido pelo paciente (cão ou gato);
  3. diagnosticar o distúrbio comportamental quando existir;
  4. estabelecer, demonstrar e implementar a terapia comportamental proposta.

Para tanto, a sessão comportamental dura em média 2 horas e é fundamental que o paciente e a família estejam presentes. Além disso, encorajamos apresentar fotos, vídeos e quaisquer outros elementos que demonstrem o comportamento exibido pelo cão ou gato, além de seus petiscos e brinquedos preferidos.

A sessão comportamental inclui acompanhamento posterior por email no período de 30 dias após a sessão. Seu email, preferencialmente contendo sua dúvida acompanhada de vídeos e/ou fotos, será respondido o mais breve possível pelo veterinário que conduziu a sessão comportamental. Em caso de dúvidas e/ou problemas maiores enviados por email, recomendaremos uma nova sessão comportamental.

Após a primeira sessão comportamental, a terapia seguirá em casa sob a responsabilidade da família, sendo que novas sessões comportamentais (comumente mensais) deverão ser posteriormente agendadas. Ao longo das novas sessões comportamentais o tratamento será complementado, assim como serão ajustadas doses de remédios (quando utilizados) e técnicas de treinamento.

O periodo total de terapia é muito variável e depende de inúmeros fatores (ex: gravidade do problema, temperamento do paciente, dedicação da família) mas geralmente se estende por alguns meses sendo que melhoras comportamentais aparecerão já nas primeiras semanas de terapia.

A terapia comportamental para cães e gatos depende inteiramente da dedicação, persistência e paciência da família. As técnicas recomendadas devem ser praticadas em casa o mais frequentemente possível.

Qualquer que seja o comportamento apresentado pelo seu cão ou gato, nossos Psicovets estão aptos e disponíveis para ajudar. Entre em contato conosco!

* Realizamos atendimentos comportamentais domiciliares apenas para pacientes felinos.

Atendimento comportamental canino >

Os atendimentos comportamentais caninos são sempre realizados no Psicovet, um espaço especialmente criado para a prática da terapia comportamental e do adestramento canino. A sessão comportamental canina deve ser pré-agendada, tem duração média de 2 horas e dá direito a acompanhamento posterior por e-mail pelos próximos 30 dias após a sessão. Novas sessões comportamentais são então recomendadas. Os atendimentos comportamentais caninos estão focados na prevenção e correção, dentre outros, dos seguintes problemas:

  • Agressão entre cães
;
  • Agressão contra o proprietário
;
  • Problemas decorrentes de separação do dono
;
  • Medos e Fobias de barulhos
;
  • Compulsões locomotoras (perseguição da cauda, andar em círculos) e orais (lambedura excessiva);
  • Doenças Físicas de origem emocional.
Atendimento comportamental felino >

Os atendimentos comportamentais felinos são comumente realizados no domicílio do paciente, porém, nos casos em que a família mora fora de nossa área de atendimento domiciliar, recomendamos a sessão comportamental no Psicovet. A sessão comportamental felina deve ser pré-agendada, tem duração média de 2 horas e dá direito a acompanhamento posterior por e-mail pelos próximos 30 dias após a sessão. Novas sessões comportamentais são então recomendadas. Os atendimentos comportamentais felinos estão focados na prevenção e correção, dentre outros, dos seguintes problemas:

  • Agressão entre gatos
;
  • Agressão contra o proprietário
;
  • Micção e defecação em locais inapropriados
;
  • Compulsões orais (lambedura excessiva e ingestão de itens não alimentares – PICA)
;
  • Miados excessivos e brincadeira agressiva
;
  • Doenças Físicas de origem emocional.
Aconselhamento comportamental on-line >

O aconselhamento comportamental on-line* é um suporte comportamental a distancia para os tutores que não conseguem se dirigir ao nosso centro Psicovet ou quando residem fora de nossa área de atendimentos domiciliares (no caso de pacientes felinos). O aconselhamento não substitui completamente um atendimento comportamental presencial, mas conseguimos, mesmo a distância, compreender o problema do cão ou gato, esclarecer as principais dúvidas dos tutores e orientá-los sobre o manejo ambiental e comportamental essenciais para controlar o problema.

O aconselhamento comportamental on-line tem início com o envio de um questionário a respeito do comportamento do cão ou gato. O questionário respondido pelos tutores deve ser encaminhado para nós juntamente com fotos/vídeos que demonstrem o comportamento problemático do animalzinho. Todos esses materiais são então avaliados pela nossa equipe previamente ao aconselhamento comportamental que ocorrerá via Skype e será conduzido por um de nossos Psicovets.

O aconselhamento comportamental on-line dura em média uma hora e dá direito a acompanhamento posterior por e-mail pelos próximos 30 dias após a sessão on-line.

*Para alguns casos, o aconselhamento on-line não será apropriado e um atendimento presencial será recomendado.

Conheça também >